“Falta uma
semana para arrancar a nova temporada do Sporting e no dia da apresentação, a
próxima quarta-feira dia 1 de julho e de aniversário (120.º), ainda sem os
internacionais que estão no Mundial ou estiveram nos particulares de junho das
seleções, serão cinco os reforços que darão cara de novidade ao leão versão
2026/2027. Mão cheia de aquisições no primeiro dia é algo pouco habitual em
Alvalade e sem precedentes este verão entre rivais, basta ver que o Benfica
abre hoje portas sem qualquer reforço para Marco Silva.
Mas é também,
independentemente do que o futuro revelar sobre cada um desses jogadores, a
mostra de que há um plano em Alvalade, que é explicado e compreensível para
quem observa a construção do novo plantel. Há lógica, diria que mais até do que
uma lógica apenas.
A remodelação do
plantel, sobretudo do meio-campo, no que se considera o final de um ciclo, há
muito que foi percebida e compreendida. Daí a contratação em tempo prematuro do
mercado de quatro jogadores para o setor, Issa Doumbia, Silas Andersen, Pedro Lima
e agora Sergi Altimira, quando se percebem as saídas de Morita, Hjulmand,
Bragança e Kochorashvili. A tempo e horas o assunto resolvido, dentro duma
lógica de fácil entendimento.
Mas o padrão não
é só no tempo que parece… lógico. Há um padrão também no tipo de jogador, mais
alto, mais forte e também mais caro. Altimira tem 1,88 metros; Silas Andersen
1,90; Issa Doumbia 1,87; o mais pequenino é Pedro Lima com 1,84 metros. Passa a
ser João Simões (1,78m) o médio mais baixo do plantel para uma média de 1,85
metros. Ganha este meio-campo seis centímetros ao da temporada passada, que
tinha média de altura de 1,79m, sendo o mais alto, Morten Hjulmand, com 1,85
metros.
Este novo
Sporting, que também contratou Zalazar para o ataque e por 30 milhões de euros,
está mais alto, mais caro e mais… forte. Pelo menos fisicamente, cabe a Rui
Borges fazê-lo mais forte no campeonato…”
(Publicado por Nuno Raposo, A Bola, 25.6.2026)

Sem comentários:
Enviar um comentário
⚠️Bem-vindos! Este é um espaço de debate livre, mas pautado pelo respeito mútuo e pela elevação moral. Comentários ofensivos serão removidos.